Em 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que tem como objetivo aproveitar ações individuais e transformá-las em um empreendimento coletivo que venha a construir um legado de impacto duradouro para o planeta. Por conta dessa data muito importante para o mundo, reunimos 5 dos assuntos que mais caem no Enem e são relacionados à temática do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, capital da Suécia, no ano de 1972, pela própria ONU (Organização das Nações Unidas). Essa data tem a finalidade de chamar a atenção de todo o planeta para a importância da preservação dos recursos naturais e também para os problemas ambientais gerados pela poluição.

A ONU escolhe todos os anos um tema relacionado às questões mais preocupantes na atualidade. Em 2018, tendo a Índia como anfitriã, o tema escolhido foi Beat Plastic Pollution, que significa Combater a Poluição Plástica. Todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico são despejados nos nossos oceanos, ameaçando a vida marinha, a vida humana e destruindo os ecossistemas naturais. É importante trabalhar junto com governos para reconsiderar o uso de materiais plásticos, gerar soluções inovadoras e ajudar a aumentar a conscientização.

Pensando nisso, elaboramos o Top 5 dos assuntos que mais caem no Enem em Biologia. “Se liga” só:

Aquecimento Global: O Aquecimento Global é causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera (principalmente o gás carbônico, o metano, os clorofluorcarbonos, CFCs, e o óxido de nitrato). Esse acúmulo causa uma maior concentração da irradiação do calor solar da superfície do planeta, provocando o aumento da temperatura.

Derramamento de Petróleo: O Derramamento de Petróleo, também conhecido como “maré negra”, ocorre geralmente por conta de acidentes ou práticas inadequadas com a utilização de petróleo. Esse tipo de poluição ambiental, geralmente, não é facilmente contido, sendo muito tóxico para os animais que vivem próximo às áreas atingidas.

Eutrofização: A eutrofização é um processo geralmente provocado pelo homem (ou, raramente, de ordem natural) e consiste na grande concentração de matéria orgânica acumulada nos meios aquáticos.

Poluição da Água: A poluição da água é causada por conta de alterações em sua qualidade, tornando-a imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que ali habitam.

Lixo: É qualquer material sólido sem utilidade descartado por atividades humanas. Podemos classificá-lo como Lixo orgânico, que é todo resíduo de origem animal ou vegetal, e Lixo inorgânico, que é todo material cuja origem não é biológica.

É fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *