Como estudar para o ENEM em quatro meses: tomando a decisão

O primeiro passo é tomar a decisão. Se você está aqui comigo é porque já está no caminho. A tomada de decisão é de suma importância, pois é o primeiro passo para criarmos um compromisso com nós mesmos. E é esse compromisso que irá permitir que a gente siga todo o plano de estudos. Falando, nele…

Montando um plano de estudos para o ENEM

Mas você deve estar pensando aí: são muitas matérias! Muito conteúdo! Ainda tem a redação. Ei, muita calma! Para conseguir abordar todo o conteúdo cobrado pelo ENEM, é preciso ter organização. Um bom começo é pesquisar as estatísticas sobre os temas que mais tem sido cobrado na prova nos últimos anos.

Estatística em mãos, agora vamos à obra! Chegou o momento de organizar cada dia da semana: em que horários e durante quanto tempo estudará cada conteúdo. Monte seu plano mensal – ele será sua referência nesses quatro meses! É importante organizá-lo de maneira a dedicar um tempo maior àquelas matérias de maior dificuldade, bem como um tempo menor para àquelas em que se tem mais facilidade.

Ah, e evite montar seu plano de estudos de maneira que uma única matéria ocupe um dia inteiro. É importante intercalar os conteúdos, de maneira a evitar a fadiga e o cansaço. Intercale diferentes temas: se segunda de manhã você está estudando Geografia, que tal estudar Física pela tarde?

Você precisar descansar para o ENEM: é hora do break!

Você pode estar pensando que, como faltam “só” 4 meses, não tem tempo para descanso! Pelo contrário! O cérebro precisa de um descanso. Se não o ajudamos com isso, o estudo pode não render, uma vez que a fadiga será um obstáculo. Estipule um tempo de descanso entre turnos de estudos.

Na hora do break, mexa o corpo! Quando passamos muito tempo sentado, os músculos ficam tensos, e podem surgir dores por estar muito tempo na mesma posição. Por isso, movimente-se!

Lembre-se também que o sono é muito importante. Dormir em média 8 horas diárias é o indicado para que se esteja completamente descansado, e pronto para o próximo dia de estudos!

Conhecendo a prova do ENEM

Já que estamos estudando para essa bendita prova, temos que conhecê-la, não é mesmo? Procure fazer exercícios de provas antigas, para se familiarizar com o modelo de prova. A prova do ENEM tem muitos textos, o quais, muitas vezes, não precisam ser lidos para a resolução da questão, o que otimiza o tempo de prova. Em outros, o texto é fundamental e deve ser lido. Treinar esse “olhar” é importante, para que no dia estejamos preparados para o que der e vier.

O lado bastante positivo de fazer exercícios da prova é a possibilidade de estudar os temas de maneira mais geral, atentando para os detalhes importantes e para todos os assuntos possíveis de se extrair da questão. Ademais, é possível identificar os pontos onde encontramos mais dificuldade, para assim, se necessário, reajustar o plano de estudos!

Além disso, não podemos esquecer a redação! Calma, vem cá, não sai correndo não!

Se preparando para a redação do ENEM

Para a redação, é importante treinar! Se atente aos jornais, as revistas e principais meios de comunicação. Intere-se sobre os acontecimentos recentes e polêmicos, e, sempre que possível, exercite a escrita utilizando esses temas como referência. Anota aí, atualidades é de extrema importância para prova. Precisamos saber os principais acontecimentos.

Fica aí o exemplo: em 2015, o tema da redação do ENEM envolveu à violência com as mulheres, em um momento onde a discussão sobre feminismo estava em alta (o que continua). Já em 2016, o tema da redação envolveu intolerância religiosa.

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Redação ENEM 2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Faça, no mínimo, 1 redação por semana, e, se possível, peça para algum professor corrigir. É sempre bom a opinião de alguém que entende a beça do assunto, não é mesmo? Lembre-se sempre de cronometrar o tempo, para começar a se habituar para a prova. A boa notícia é que no dia da redação, tem o acréscimo de 1 hora ao tempo de prova. Então está esperando o que? Vamos arrasar nessa redação!

Redação é um dos maiores desafios do ENEM
Redação é um dos maiores desafios do ENEM

Agora que a gente já sabe como se preparar para o ENEM em 4 meses, vamos colocar o plano em ação? Vai com tudo e arrase! Esse ENEM é seu!

A gente se vê por aí!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *