Como a sua alimentação pode influenciar o seu desempenho no ENEM.

Olá! Você pode estar se perguntando, para se dar bem no ENEM, não basta apenas dominar o conteúdo que será cobrado? Para realizar uma boa prova no ENEM 2018, estudar é fundamental, mas para aguentar horas de prova, mantendo a concentração e disposição durante esse período, é importante fornecer o “combustível” que seu corpo precisa. Por isso, uma boa alimentação fará toda a diferença na hora do exame.

Pensando nisso, listei algumas dicas essenciais para turbinar seu cérebro nesses 2 dias tão importantes, afinal, você não estudou 1 ano inteiro para deixar a fadiga dominá-lo, não é mesmo?!<

O que consumir na semana anterior à prova do ENEM?

Café da Manhã:
Consuma muitas frutas ricas em vitaminas e minerais, pois além de nutritivas, fornecem mais saciedade e liberam energia gradativamente. Um destaque para a banana e o abacate, ricos em triptofano, que produzem a sensação de bem-estar que você precisa para diminuir o estresse da prova.

Castanhas de caju e do Pará, amêndoas, amendoim e aveia, são ricas em ácido glutâmico, que aumentam a função cerebral e atividade mental, melhorando principalmente a cognição e a memória.

Ah! E não se esqueça dos ovos, pois são ricos em triptofano e proteína, fornecendo bastante energia, além disso, são ricos em colina, que aumenta a capacidade de aprendizado.

Almoço:
O almoço é uma das refeições maias importantes do dia. Portanto, invista em Ômega 3. Óleo de peixe ou óleo de linhaça são uma boa pedida, podendo ser ingeridos em sua forma normal ou em cápsulas, pois ajudam a formar a bainha de mielina, que envolve os axónios e recobre os neurônios para que eles se comuniquem com facilidade.

Além disso, capriche nos legumes e vegetais, principalmente os de tom verde escuro, pois são ricos em ácido fólico, previnem depressão e outros distúrbios mentais.

Por falar nisso, arroz, quinoa e cereais integrais previnem o declínio cognitivo e têm função antioxidante. Poderosos!

E que tal uma fruta de sobremesa? Prefira as frutas ricas em vitamina C para melhorar a absorção do ferro da sua refeição e são ricas em antioxidantes, auxiliando o sistema nervoso a criar células.

Ex: Laranja, tangerina, maracujá, morango e acerola.

Lanche da Tarde:
Prefira lanches leves. Opte por iogurte com frutas e granolas ou por sanduíches feitos com pão integral. Mas pode rechear conforme preferência, viu! Com frango, pasta de ovos, ovos mexidos, atum, salpicão ou fontes veganas como guacamole, cogumelos, pasta de amendoim, tahine ou homus.

Jantar:
Para quem tem dificuldade de dormir, evite refeições de difícil digestão, principalmente carne vermelha. Prefira frango, peixe ou ovos com vegetais, legumes, batatas e arroz.

Uma alimentação saudável ajuda bastante para a prova do ENEM

 

Controlando a ansiedade na reta final do ENEM

O que evitar comer antes da prova do ENEM?

Refrigerantes e excessos de frituras:
Esses alimentos fornecem calorias vagas e podem diminuir a sua atenção e sua capacidade de raciocínio.

Açúcares e chocolates ao leite:
Esses alimentos dão a falsa sensação de melhorar a sua atividade cerebral, mas como são absorvidos rapidamente, diminuirão a sua concentração bem na hora da prova, por isso, evite-os!

Carnes vermelhas:
Como são de difícil digestão, podem promover desconforto gástrico e intestinal, além de promoverem sonolência.

Estimulantes e energéticos:
Diminuem a concentração e o foco, além de prejudicarem a qualidade do sono que é essencial para realizar uma boa prova.

O que consumir no dia da prova do ENEM?

Café da Manhã/Almoço:
Faça uma refeição bastante reforçada, lembre-se que ficará horas fazendo a prova, por isso, essas refeições são bem importantes. Uma vitamina de leite, banana e aveia é uma boa pedida ou um suco de frutas variadas ou até um copo de água de coco.

Use gorduras boas: azeite, óleo de coco e oleaginosas como nozes, castanhas do Pará ou amêndoas ou castanhas de caju. Não se esqueça da cafeína – café, chá preto, chá verde, mate, pó de guaraná para melhorar a atividade cerebral, mas evite o excesso.

Outra opção é tomar o café com o pó de guaraná ou pó de guaraná com água e frutas, como morango. Isso vai ajuda-lo ainda mais a turbinar seu cérebro.

O que comer na hora da prova do ENEM?

Muitas frutas, oleaginosas, sementes, sanduíche com pão integral e queijo magro, ovos cozidos, barras de proteínas, chocolate amargo e iogurte naturais.

Hidrate-se!
A água é essencial, por isso, ela é tão importante quanto a sua caneta, não esqueça! Além disso, você pode levar mate para te despertar e animar em alguns horários.

Bem, agora que você já sabe o que botar pra dentro antes da prova, é só focar de novo no que bota pra fora nas questões e na redação! Bons estudos e boas refeições. Até a próxima.

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