Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Pesquisar

Estude para o Enem totalmente grátis

Projeções Cartográficas

Saiba sobre os tipos de Projeções Cartográficas!

A cartografia é uma área de estudo bastante antiga, que tem como objetivo representar a Terra. Mas imaginem só, a Terra, embora alguns não acreditem... Não é plana! E como projetar então uma superfície com o formato de um geoide em uma folha de papel?! Calma, o que é um geoide? É esse formato aqui da Terra, nem redonda, nem simplesmente achatada nos polos:

Formato do Geoide

Os diferentes tipos de projeções cartográficas, buscam representar o mais próximo da nossa realidade já que não dá para ser fiel a mesma. Dividimos, então, as projeções em dois tipos, de acordo com a superfície projetada e de acordo com as propriedade geométricas.

Quais são as projeções de acordo com a superfície projetada?

São três as projeções geográficas de acordo com a superfície cobradas no vestibular, a cilíndrica, cônica e azimutal (ou plana). Dá uma olhada aqui em embaixo:

Projeções cartográficas
CilíndricaCônicaAzimutal
Globo projetado sobre um cilindroUtilizada para representar as latitudes médias do planetaTangencial a um ponto da esfera terrestre
Paralelos e meridianos formam ângulos retosMaiores deformações na base e no topo do coneCentro menos distorcido
Conserva as proporções nas regiões próximas ao EquadorMais comum é a Azimutal Polar (Representa apenas um hemisfério)
Distorce as regiões próximas aos polos

Olha só o que cai no ENEM de geografia sobre as projeções:

Logotipo da ONU

A ONU faz referência a uma projeção cartográfica em seu logotipo. A figura que ilustra o modelo dessa projeção é:

Quais são as projeções de acordo com as propriedades geométricas?

O que cai no ENEM em geografia das projeções de acordo com as propriedades geométricas são apenas quatro. Então fica tranquilo e não surta porque vamos entender!

A projeção conforme conserva os ângulos das coordenadas geográficas e por isso as formas são menos distorcidas, só que as áreas alteram bastante.

A projeção de Mercator é uma das mais famosinhas e muito provavelmente você já viu ou ouviu falar dela. Ela é aquela projeção clássica eurocêntrica, que localiza a Europa no centro do mapa e maior do que de fato é. Aposto que você já percebeu que ela é uma projeção cilíndrica. Isso aí! E é por isso que próximo aos polos ela distorce bem as áreas. Repara que a Groelândia (essa grande massa branca no hemisfério norte) está sendo representada como muito maior que o Brasil. Na verdade, a área da Groelândia é de 2.166.000 km² e a do Brasil é 8.516.000 km²!

Projeção de Mercator

Outro tipo de projeção é a equivalente, que busca manter a proporcionalidade das áreas, mas ao fazer isso deforma os ângulos e por consequência as formas também. Essa projeção dá um maior destaque aos países próximos à linha do equador. Reparem de novo na Groelândia e no Brasil e olhem como altera a representação! Vejam aqui:

Projeção equivalente

Terceira projeção cobrada da gente é a equidistante. Ela é utilizada pra navegações, rotas aéreas justamente por conservar as proporções das distâncias. Uma bastante utilizada é a equidistante azimutal, que destaca um ponto como centro para medir distâncias a partir deste ponto para qualquer outro lugar. Exemplo aqui uma carta náutica:

Projeção equidistante

E por fim, o último tipo de projeção que cai no ENEM de geografia é a afilática ou arbitrária. Já que entendemos que as projeções vão representar aquilo que estamos querendo informar, nós que fazemos os mapas decidimos então o que queremos ressaltar, assim, a arbitrária vai ser de acordo como você quiser!

A mais clássica é a projeção de Robinson, que não conserva nem as áreas, nem as distância, nem as formas, mas mantem as proporções. Dá uma olhada aqui:

Projeção de Robinson

Existem também as anamorfoses que representam as projeções arbitrárias. Elas são adotadas a partir de um critério e passam essa informação no mapa. Um exemplo é quando escolhemos retratar a população mundial e observem como fica tudo muito fora do que estamos acostumados:

Projeções arbitrárias
ConformesEquivalenteEquidistanteArbitrária
Mesmos ângulosÁreas proporcionaisProporção das distânciasNão respeita áreas, formas e distâncias
Distorção das áreasDeformação dos ângulosRotas aéreas e marítimasMenores distorções
CilíndricaCilíndricaDistorção de áreas e formasCilíndrica
Muito usada na navegação

Bom, o que cai no ENEM de geografia sobre projeções cartográficas tá garantido agora. Façam alguns exercícios pra fixar e ninguém vai errar questão de projeção no ENEM.

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno