Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Pesquisar

Estude para o Enem totalmente grátis

ESCOLA DE FRANKFURT PENSAMENTO DE HABERMAS

ESCOLA DE FRANKFURT PENSAMENTO DE HABERMAS

Aprenda sobre a Escola de Frankfurt.

COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA

Participante da segunda geração da famosa Escola de Frankfurt – sempre lembrada pelas obras de Theodor Adorno e Max Horkheimer – Jürgen Habermas (1929 -) tornou-se um expoente mundial da luta democrática e do multiculturalismo. Estudioso admirável, Habermas expressou toda sua capacidade ao elaborar conceitos essenciais para o debate filosófico contemporâneo, sua “Teoria do agir comunicativo” e seus entendimentos sobre “Esfera Pública” são essenciais para entender o mundo atual.

A democracia é um modelo político praticado em grande parte do planeta, gerador de críticas e elogios, esse modelo está amplamente presente nos últimos séculos. Habermas vai buscar compreender as relações presentes para ampliação dessa possibilidade social. O autor acredita que devemos criar um novo modelo de comunicação, que busque entendimento entre os diferentes sujeitos da sociedade.

A proposta de Habermas é transformadora, por acreditar que a democracia só vai ocorrer de maneira adequada quando os seres humanos estiverem abertos para ouvir aos demais, uma proposta ousada, mas que se torna essencial para a melhora social. Para que isso ocorra, Habermas vai considerar que o indivíduo deve deixar de lado as paixões e discutir baseado somente em aspectos racionais, argumentos emotivos levam a uma ruptura, a base de uma discussão só pode ser racional.

Habermas estabelece alguns critérios para que a discussão democrática ocorra de maneira adequada: primeiramente deve haver igualdade nas relações, não é possível uma discussão justa em que indivíduos estejam em estamentos sociais distintos. Além disso, Habermas vai considerar que a escolha de argumentos deva ser cuidadosa, utilizar argumentos socialmente aceitos por ambas as partes.

O AGIR COMUNICATIVO

Habermas em sua “Teoria do Agir comunicativo” vai buscar estabelecer o consenso, o discurso e a democracia como formas de chegar a um ideal comum. Os fenômenos sociais podem ser alterados, podem passar por modificações, não são estáveis. O discurso geraria esse processo. Os indivíduos utilizam argumentos sempre racionais para estabelecimento desse processo, todo litígio, todo conflito, poderia gerar um princípio de debate, mas que ocorra em uma situação ideal de fala. Esse ideal de Habermas é utilizado até os dias atuais na ONU e no direito internacional.

O filósofo indica ‘’pretensões de validade’’ implícitas no ato comunicativo voltado à mútua compreensão, sendo elas as seguintes:

Pretensão de Inteligibilidade – as expressões devem ser inteligíveis

• Pretensão de Verdade – o conteúdo deve ser verdadeiro

• Pretensão de Sinceridade – o falante tem que expressar suas intenções de modo sincero

• Pretensão de Correção Normativa – os enunciados têm que ser corretos no contexto de normas e de valores existentes

Quer aquele empurrãozinho a mais para seu sucesso?

Baixe agora o Ebook PORQUE VOCÊ PODE, gratuitamente!

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno