LANÇAMENTO OBLÍQUO

O lançamento oblíquo, assim como o lançamento horizontal, é uma composição de dois movimentos distintos nos eixos x e y. A trajetória descrita pela partícula em um lançamento oblíquo é uma parábola.
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No quadro abaixo, há uma comparação entre os tipos de movimento no eixo x e no eixo y.

Analisando a velocidade 

*o valor da velocidade de colisão com o solo é igual ao valor da velocidade de lançamento.

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Analisando a aceleração

Aceleração constante na vertical (MUV)

Aceleração nula na horizontal (MU)

A velocidade inicial (vo) deve ser decomposta em duas componentes, suas projeções no eixo x (vox) e y (voy), sendo:

A velocidade inicial pode ser tirada através da utilização do Teorema de Pitágoras:

A velocidade resultante pode ser obtida em qualquer instante, utilizando suas componentes x e y no mesmo instante; e utilizando o Teorema de Pitágoras:

Observação

Não esqueça que o elo de ligação entre os movimentos é o tempo. Por exemplo, o tempo para que a partícula atinja a altura máxima (eixo y) é o mesmo para percorrer metade do alcance (eixo x).

O tempo de subida é o mesmo da descida e dessa forma, metade do tempo total.

RELAÇÕES IMPORTANTES

Os problemas de lançamento oblíquo, normalmente, pedem o cálculo de algumas grandezas especiais, que poderão ser calculadas pelas expressões abaixo:

TEMPO DE SUBIDA (tS)

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É o tempo desde o ponto do lançamento até o ponto mais alto atingido pelo projétil. Da função horária da velocidade, temos:

Pois no ponto mais alto vy = 0, assim:



ALCANCE (A)

É a distância percorrida na horizontal (eixo x), onde o movimento é uniforme:



Lembrando que

Para que o alcance seja máximo, o ângulo de lançamento deve ser igual a  , uma vez que o valor máximo que a função seno pode ter é 1, então:



OUTRAS RELAÇÕES ENTRE ÂNGULOS DE LANÇAMENTO:

Lançamentos com mesma velocidade inicial e ângulos complementare (a soma é 90°) possuem mesmo alcance.

Observação

O lançamento oblíquo é um tema comum de ser associado com saltos, como, por exemplo, o salto em distância ou até mesmo numa situação onde um jogador de futebol chuta uma bola. Neste caso, devemos utilizar a composição de dois movimentos buscando identificar tanto o tempo de voo quanto o alcance do lançamento.

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