
LANÇAMENTO OBLÍQUO
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No quadro abaixo, há uma comparação entre os tipos de movimento no eixo x e no eixo y.
Analisando a velocidade
*o valor da velocidade de colisão com o solo é igual ao valor da velocidade de lançamento.
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Eu queroAnalisando a aceleração
Aceleração constante na vertical (MUV)
Aceleração nula na horizontal (MU)
A velocidade inicial (vo) deve ser decomposta em duas componentes, suas projeções no eixo x (vox) e y (voy), sendo:
A velocidade inicial pode ser tirada através da utilização do Teorema de Pitágoras:
A velocidade resultante pode ser obtida em qualquer instante, utilizando suas componentes x e y no mesmo instante; e utilizando o Teorema de Pitágoras:
Observação
Não esqueça que o elo de ligação entre os movimentos é o tempo. Por exemplo, o tempo para que a partícula atinja a altura máxima (eixo y) é o mesmo para percorrer metade do alcance (eixo x).
O tempo de subida é o mesmo da descida e dessa forma, metade do tempo total.
RELAÇÕES IMPORTANTES
Os problemas de lançamento oblíquo, normalmente, pedem o cálculo de algumas grandezas especiais, que poderão ser calculadas pelas expressões abaixo:
TEMPO DE SUBIDA (tS)
É o tempo desde o ponto do lançamento até o ponto mais alto atingido pelo projétil. Da função horária da velocidade, temos:
Pois no ponto mais alto vy = 0, assim:
ALCANCE (A)
É a distância percorrida na horizontal (eixo x), onde o movimento é uniforme:
Lembrando que
Para que o alcance seja máximo, o ângulo de lançamento deve ser igual a
, uma vez que o valor máximo que a função seno pode ter é 1, então:
OUTRAS RELAÇÕES ENTRE ÂNGULOS DE LANÇAMENTO:
Lançamentos com mesma velocidade inicial e ângulos complementare (a soma é 90°) possuem mesmo alcance.
Observação
O lançamento oblíquo é um tema comum de ser associado com saltos, como, por exemplo, o salto em distância ou até mesmo numa situação onde um jogador de futebol chuta uma bola. Neste caso, devemos utilizar a composição de dois movimentos buscando identificar tanto o tempo de voo quanto o alcance do lançamento.
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