Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Pesquisar

Estude para o Enem totalmente grátis

TIPOLOGIA TEXTUAL I – TEXTO INJUNTIVO, PREDITIVO E DIALOGAL

TIPOLOGIA TEXTUAL I – TEXTO INJUNTIVO, PREDITIVO E DIALOGAL

Aprenda sobre Texto Injuntivo, Preditivo e Dialogal.

 

TEXTO INJUNTIVO

O gênero injuntivo, também conhecido como instrucional, tem a função de explicar e expor métodos, maneiras e instruções a fim de demonstrar como uma ação deve ser realizada. De forma direta, é o tipo de texto que enuncia o procedimento para executar um determinado ato. É um gênero textual que embasa receitas de cozinha, bulas de medicamentos, manuais de instruções, editais de concursos e, até mesmo, algumas publicidades.

Por não ser um gênero argumentativo, não busca o convencimento do leitor, mas tão somente instruí-lo de forma detalhada sobre a realização de um procedimento, transmitindo-lhe informações precisas e comandos para a efetivação do ato.

Dessa forma, é um gênero que apresenta a necessidade de um interlocutor ao qual o discurso se dirige e tem como principal objetivo a realização de alguma ação por parte dele, modificando de alguma maneira o seu comportamento, na medida em que fornece instruções e indicações para a execução de uma tarefa ou mesmo a recomendação sobre a forma de uso de um determinado objeto.

Alguns estudiosos enxergam no gênero injuntivo uma divisão, separando da categoria os textos chamados “prescritivos”. Enquanto o texto injuntivo forneceria instruções sem buscar evidenciar uma imposição ao leitor – tornando-se mera instrução, como em manuais ou receitas –, o texto prescritivo estabelece uma atitude coercitiva, proibindo comportamentos ou indicando a única maneira de realizar algo, a qual deve submeter-se o interlocutor – como seria o caso de editais de concursos, regulamentos e leis em geral.

A linguagem utilizada no gênero é normalmente simples, clara, direta e objetiva. É característica, por conta da necessidade de um interlocutor, a existência de verbos no imperativo, indicando as ações que devem ser realizadas por meio de “ordens” para sua realização. É comum que esse tipo texto também se utilize de descrições sobre objetos, ou ações, de modo a informar o leitor com precisão para que ele possa realizar as ações indicadas.

TEXTO PREDITIVO

O texto preditivo prediz, ou seja, diz antes. De fato, o entendimento do termo é a exata compreensão de seu contexto. O gênero preditivo é aquele cujo discurso serve para indicar uma previsão, dar uma informação sobre o futuro, de forma a antecipar os eventos que, segundo o enunciador, deverão ocorrer.

É um gênero que abarca textos como previsões do tempo, horóscopo, profecias e mesmo alguns provérbios. Como principal característica, apresenta seus verbos no futuro do presente e, por vezes, o presente do indicativo. É comum o uso de expressões com valor de futuro, além da existência de interlocução.

Na atualidade, reconhece-se o texto preditivo ligado às novas tecnologias. Pode-se afirmar sua presença como resultado de algoritmos de sites de busca ou mesmo dos próprios aplicativos de celulares. Nesses casos, há a criação de uma espécie de banco de dados de termos mais procurados ou palavras mais digitadas pelos usuários e, durante o preenchimento das primeiras letras de um termo, o aplicativo ou site “prediz”, em forma de sugestão, um termo ou expressão que corresponderia à busca realizada.

TEXTO DIALOGAL

O texto dialogal é baseado na construção de um diálogo e, portanto, necessita de, no mínimo, dois interlocutores, criando uma espécie de texto “cogerido”, construído à base da integração de turnos entre esses interlocutores.

Evidentemente, cada sentença de um enunciador relaciona-se com aquilo que seu interlocutor enunciou e vice-versa, fazendo, assim, com que a trama do texto estabeleça-se por meio do diálogo que vai sendo construído, uma vez que esses interlocutores concordam, discordam, concluem, generalizam, particularizam, justificam, exemplificam etc.

É um gênero que se percebe em diversos textos, como as entrevistas jornalísticas, os debates, as reuniões de trabalho, conversas telefônicas, bate-papos em aplicativos e sites de mensagens diretas etc.

Quer aquele empurrãozinho a mais para seu sucesso?

Baixe agora o Ebook PORQUE VOCÊ PODE, gratuitamente!

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno