CONCLUSÃO RÁPIDA E FÁCIL PARA SUA NOTA 1000

A conclusão é o fecho que você dá ao seu texto, relacionando o tema aos tópicos de que tratou durante o texto. Para entendermos melhor o papel do parágrafo conclusivo, vejamos a participação da conclusão no encerramento do texto.
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ESQUEMA TRADICIONAL, BÁSICO, DE DISSERTAÇÃO

(Pode ser aplicado a qualquer tipo de tema)

1º) Na introdução, deve ficar claro que você entendeu o tema; que tem uma tese acompanhada dos argumentos você achar conveniente ou do encaminhamento argumentativo. Suponhamos que lhe seja apresentado o assunto “Privatizações”.  Em primeiro lugar, é necessário criar uma afirmação (tese), que poderia ser, por exemplo: Através das privatizações, o Governo vem pondo fim às empresas estatais.  Para compor o parágrafo inicial, ou introdução, poderíamos ter, por exemplo: Através das privatizações, o Governo vem pondo fim às empresas estatais, porque, dessa forma, diminui o défict público (argumento 1), oferece à iniciativa privada oportunidades de expandir seus negócios (argumento 2) e abre espaço para uma participação maior do capital estrangeiro na nossa economia (argumento 3) 

2º) O desenvolvimento deverá ter o número de parágrafos que você julgar pertinente, devendo cada um deles tratar de um dos argumentos tornados públicos na introdução.  Como, no exemplo acima, existem três argumentos, concluímos que o desenvolvimento deveria contar, também, com três parágrafos.  Em cada um deles, seria desenvolvido, particularmente, um dos argumentos.

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3º) A conclusão, ocupando, de preferência, um só parágrafo, deverá conter uma definição para o problema, através de uma posição pessoal por parte de quem disserta (conclusão recapitulativa, equivalente, na narração, à obra fechada) ou de uma opção por deixar em aberto o texto, para que os leitores tirem suas conclusões e procurem entendê-lo da melhor e mais pessoal forma possível (conclusão prospectiva, o que corresponde à obra aberta, na narração). No texto dissertativo, reafirma a tese. Na redação do ENEM, pode apresentar a proposta de intervenção.

Um tema também pode ser desenvolvido através de outras estruturas, desde que atendam às necessidades dissertativas argumentativas exigidas.  Em outras palavras, você pode receber um tema e, por exemplo, analisá-lo através daquilo que o causou e do que advirá como consequência (causa e consequência).

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

A competência de número 5 do ENEM requer do candidato a apresentação de uma proposta de intervenção. A maioria dos candidatos opta por apresentá-la no parágrafo de conclusão. Nesse sentido, é relevante que a proposta de intervenção apresente elementos que estejam diretamente relacionados ao tema e à argumentação  desenvolvida.

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A proposta PODE apresentar:

Síntese das ideias do texto

Citação breve e comentada

Comentário afirmando a urgência na resolução do problema discutido.

A proposta TEM que apresentar:

Ou uma solução, ou uma atenuação ou uma mediação para o problema social discutido no texto;

Agente social relevante;

Ação relacionada ao agente;

A explicação sobre a aplicação dessas ações;

A finalidade ou as finalidades dessas ações;

E o detalhamento de qualquer um dos elementos anteriores.

ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA NA CONCLUSÃO

EVOCAR OS AGENTES

A fim de solucionar esse empasse, é necessária a mobilização de certos agentes implicados em (problema social). Portanto, o (agente) deve (ação), por intermédio de (meio/modo), com (detalhamento). Como resultado dessa nova perspectiva, (indicar o que se realizaria – finalidade).

EVOCAR OS IDEAIS DA CITAÇÃO E ESPECIFICAR AGENTE

Portanto, para que os ideias de igualdade defendidos por (autor da citação) não sejam apenas uma proposição teórica, mas se torne uma realidade em nossos dias, é necessária uma ação mais efetiva do Governo. Sendo assim, o Ministério X ( agente) precisa (ação), por meio de (meio/ modo), como (detalhamento), para definitivamente (finalidade).

REAFIRMAÇÃO DO PROBLEMA

Portanto, (o problema) representa uma ameaça concreta não apenas aos indivíduos diretamente envolvidos como a todos os cidadãos que, indiretamente, também figuram como vítimas de seu legado. Nesse sentido, o (agente) deve (ação), por meio de (meio/modo). Espera-se, com isso, (finalidade).

Quais são os agentes sociais e o que eles podem fazer?

 AGENTEAÇÃO
GovernoImplementar, criar fiscalizar leis. Fomentar parcerias com outras instituições.
OngsCriar projetos de apoio à sociedade, organizar ou auxiliar a mobilização social em relação à problemática do texto.
MídiaPlanejar/ executar campanhas educativas/ informativas/ influenciadoras/ que empoderem as vítimas do problema abordado no texto, etc.
Instituições  (religiosas, públicas, privadas etc)Informar seus fieis em relação…, comunicar seus funcionários sobre, capacitar seus funcionários para atender…
FamíliaEstabelecer debate com seus membros sobre… Mobiliza-se para prevenir seus filhos em relação à
EscolaPropor debates com seus alunos sobre.., criar projeto pedagógicos inclusivos que motivem o empoderamento de…, associar-se aos pais ou à comunidade no sentido de…
SsociedadeMobilizar-se pacificamente e ir às ruas…, mudar seu comportamento diante de…, reivindicar seus direitos e fiscalizar as ações do governo em relação à…
OBSERVAÇÃO

Evite AMAR, RESPEITAR, AGIR e CONSCIENTIZAR como AÇÃO.

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