INTRODUÇÃO RÁPIDA E FÁCIL PARA SUA NOTA 1000

A introdução tem a responsabilidade de mostrar à banca o rumo que seu texto vai tomar. Além de posicionar-se em relação ao tema, você deve indicar em que aspectos deve se aprofundar e isso pode ser feito por meio dos argumentos apresentados ou dos chamados encaminhamentos / direcionamentos argumentativos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
  • Argumentos = Você cita (numa relação de causa ou consequência) as bases que sustentam sua tese, depois retoma essas bases no desenvolvimento.
  • Enumeração = Você lista elementos relacionados ao tema no final da introdução, depois retoma tais elementos no desenvolvimento.
  • Encaminhamento = Você indica, em sua última frase da introdução, se pretende se aprofundar em causas, consequências, aspectos positivos e negativos, razões históricas do problema etc.

Causar uma boa impressão logo no começo é a grande dica. Nesse sentido, a introdução da redação é a primeira mostra de que seu texto se compreende naquilo que a banca chama de estrutura dissertativa. Mas o que é um texto dissertativo?

Texto dissertativo

Medicina 2020 Enem Plus

Assine agora por 12x de R$27,90 e garanta uma plataforma com preparação completa.

São aulas ao vivo, videoaulas gravadas, simulados, exercícios com resolução em vídeo, projetos especiais e mais. 😬

representa análise de uma tese, o estudo de um ponto de vista, de uma opinião; 

aplicação ou desenvolvimento de uma ideia, examinando-se um tema do modo mais completo possível,  através de uma série de raciocínios, a fim de que não fiquem dúvidas a respeito de sua natureza, de seu significado e sentido, de seu conteúdo, em suma;

dissertar pode ser entendido como a atividade de expor ideias, juízos, opiniões, pontos-de-vista, calcados em ARGUMENTOS, sobre um determinado assunto ou tema;

no ENEM, em geral, aborda assuntos já discutidos amplamente em TV aberta e ligados a problemas sociais, econômicos, culturais, políticos, comportamentais, etc.

recomendações se fazem necessárias à construção de um bom texto dissertativo:

só pode emitir uma opinião acerca de um assunto aquele que o conhece, de preferência muito bem, a fundo; é preciso que haja uma familiarização com o assunto a ser tratado;

as opiniões e os conceitos emitidos numa DISSERTAÇÃO representam a “verdade” de seu autor; logo, este tem que demonstrar um profundo espírito reflexivo, o qual se pode observar através da análise dos fatos, procurando o dissertador, sempre,  prová-los, elucidá-los ou refutá-los;

elaboração de um plano, que tenha compromisso com a coerência e a coesão, um método de exposição em decorrência do qual as ideias não fiquem soltas, independentes, como se o texto fosse uma “colcha de retalhos”;

estar sempre a par dos grandes problemas, dos grandes acontecimentos, de tudo o que está se passando no mundo, saber tratar dos temas em geral, ao máximo possível, o que podemos chamar de “ter cultura geral”;

Enem 2020 Plus

Assine agora por 12x de R$22,90 e garanta uma plataforma com preparação completa.

São aulas ao vivo, videoaulas gravadas, simulados, exercícios com resolução em vídeo, projetos especiais e mais. 😬

ter bastante conhecimento do assunto sobre o qual se propõe a escrever, além de inteligência, da habilidade, do enfoque e da concepção do assunto;

não se deve achar que escreve melhor quem escreve muito;  não confundir quantidade com qualidade.  Cada proposta de redação exige uma extensão que lhe convém, de acordo com a importância do tema e da cultura e da “competência” de quem irá expor o assunto.

nunca se esquecer de que ninguém escreve para si próprio; o destinatário de sua mensagem deverá, sempre, ser outrem, o que vale uma lembrança: ponha-se no lugar do receptor e procure sentir se o texto que você produziu traduz, verdadeiramente, o seu objetivo, de forma clara, correta e concisa; se você, o redator do texto, a fonte geradora da redação, sente dificuldades para compreender, e aceitar, certas passagens de seu escrito, imagine a situação em que ficará o leitor.

Se uma introdução começa com uma enumeração, ela serve de adorno ao parágrafo e não precisa ser retomada no corpo do texto. Mas se a introdução termina com uma enumeração, a banca costuma entendê-los como argumento; por isso, é aconselhável que cada elemento seja retomado em um parágrafo específico do desenvolvimento.

As citações podem compor sua introdução, mas com certo cuidado. Não devem ser muito longas e precisam permitir que você apresente sua tese relacionada ao tema do texto e não somente ao fragmento empregado. Geralmente, as citações histórias e filosóficas funcionam melhor para abrir o texto já com um posicionamento crítico-social.

Sobre a estruturação do parágrafo, lembre-se de que o tópico frasal, ou ideia-núcleo, orienta o desenvolvimento do parágrafo e possibilita ao redator manter-se coerente com as ideias expostas, condicionando o desenvolvimento das ideias para que o parágrafo não fuja do objetivo determinado.

Não se esqueça também de que tópico frasal introduz o assunto, ainda que de forma geral. Portanto, é uma frase sintética que traça a direção que o desenvolvimento deve seguir. Ele indica ao autor os limites das ideias que pode explanar no parágrafo.

Assim, pode ser expresso de forma interrogativa, quando se quer prender a atenção do leitor. O uso de uma afirmação inesperada também pode ser conveniente para esse fim. O tópico frasal às vezes aparece no final do parágrafo.

CADASTRE-SE

E receba em primeira-mão todas as novidades dos Vestibulares, Ofertas, Promoções e mais!