O RASCUNHO ESTÁ PRONTO – E AGORA?

Antes de entregar sua redação, faz-se necessário lê-la várias vezes, com atenção, atribuindo a cada uma das leituras um objetivo ou uma função, como, por exemplo:
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A) uma leitura ligada à competência 1, em busca de possíveis erros em: 

emprego de letras;

acentuação;

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14 meses de acesso

  • Turma Extensiva 2020/2021
  • 6 Simulados
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Eu quero

voltada para a regência (nominal e/ou verbal);

concordância (nominal e/ou verbal);

colocação pronominal;

crase;

B) Uma leitura voltada para competência 2, verificando:

A relação do tema com o texto.

A tipologia textual desenvolvida.

A qualidade do domínio de outras áreas de conhecimento. 

C) Para competência 3, mais uma, observando:

Projeto de texto.

Dados, exemplos e fatos utilizados.

Marca de autoria.

D) Uma para a Competência 4, de olho na estrutura das frases e dos parágrafos, objetivando a coerência, a lógica, a unidade, a concatenação das ideias e dos pensamentos, através da utilização de conectivos e pronomes adequadamente.

E) Competência 5, verificando a qualidade da proposta de intervenção.

Desse modo, convém que você responda a um questionário bem preciso:

1) O que escrevi atende, perfeitamente, à proposta apresentada?

Você deve saber se cada palavra do tema foi abordada durante o texto.

2) Estão bem definidas as partes do meu texto (introdução, desenvolvimento e conclusão)?

Nesta parte é bom perceber se o desenvolvimento retoma elementos apresentados na introdução.

3) Há erros de modalidade padrão?

Regência, crase, colocação, concordância e adequação à escrita formal é essencial para a primeira competência.

4) Há algum elemento (palavras, frases, parágrafos) solto no texto? 

Qualquer coisa que não contribua para o tema age contra ele. Fique ligado.

5) Seus parágrafos estão mais ou menos simétricos?

Tamanho de parágrafo não é critério de correção, mas a deformidade entre eles pode revelar que você dedicou mais esforço sobre um tópico em detrimento de outro dentro do seu texto.

6) Existe a repetição de qualquer tipo de elemento?

Sejam pronomes, conjunções ou qualquer substantivo, classifique as palavras e tente não repetir. Palavras muito comuns (repita pouco em cada parágrafo); palavras comuns (só repita em parágrafos diferentes, se muito necessário); palavras incomuns (NÃO REPITA NUNCA).

7) Ocorrem períodos muito longos ou confusos?

Dentro dos parágrafos, procure evitar o período único. Trabalhe com uma média de 3 períodos por parágrafo.

8) Minha proposta de intervenção apresenta AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + DETALHAMENTO + FINALIDADE?

Sua conclusão deve retomar sua abordagem do tema e apresentar cada um desses agente que valem 40 pontos.

9) Usei recursos que demonstrem domínio de outras áreas de conhecimento (história, física, biologia, etc.)  relacionados ao eito temático da redação?

A competência 2 requer a apresentação de um repertório social, relacionado ao seu eixo temático, que ajude a ilustrar seu posicionamento.

10) Apresentei dados, exemplos, fatos relacionados ao meu posicionamento?

Informações jornalísticas atuais representam um poderoso aliado em seu processo de argumentação.

11) Meus parágrafos de desenvolvimento apresentam frase crítica?

É muito importante envolver-se, posicionar-se e criticar os dados que você emprega no texto Lembre-se: você não está produzindo um texto jornalístico. A marca de autoria é essencial!

Pronto, agora é só praticar e correr para o abraço nota 1000!

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