Gabarito ENEM 2020

Ufa! Terminaram as provas do Enem 2020! Que loucura tem sido, não é mesmo?! Mas... a aventura ainda não acabou! Chegou o momento da correção de gabarito do Enem 2020.

Cadastre-se para receber todas as novidades dos Gabaritos!

E o ProEnem preparou uma super ferramenta para você, ProAluno!

Passo a passo utilizando o gabarito do Proenem!

Escolha a data da prova

Escolha a cor da sua prova

Faça o login ou cadastre-se gratuitamente

Marque o cartão com suas respostas

Como funciona o TRI? 

Mas, antes, precisamos entender como funciona a TRI e como ela afeta a correção do Gabarito Enem 2020 Infelizmente, não é possível calcular a nota do Enem 2020 apenas com as respostas certas ou erradas do gabarito. É muito comum os estudantes ficarem um pouco confusos sobre a TRI. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um modelo avaliativo com duas bases: a psicologia e a estatística. Além disso, as questões são calibradas através de três critérios: fáceis, médias e difíceis.

Com base nesta classificação, as notas são estabelecidas em função da coerência do aluno em relação aos seus próprios acertos. Como assim? Vamos imaginar que dois alunos tiveram a mesma quantidade de acertos em determinada prova, por exemplo, 28 questões corretas. Isso não significa que eles terão exatamente a mesma nota, pois a TRI que irá “calibrar” essas notas. Assim, o ideal é que o estudante acerte as questões fáceis e médias para, depois, acertar as difíceis.

Como é feita a calibragem das questões

E como é feita esta calibração das questões? Diferentemente do que muita gente imagina, a calibração das questões em fáceis, médias e difíceis acontece após a correção dos cartões-resposta. As questões com um maior índice de acertos entre todo os candidatos recebem a classificação de fáceis. Em compensação, as questões com um índice de acerto menor são classificadas como difíceis. Por isso, na prática, é impossível cravar com previsão o resultado da prova, mesmo com o gabarito do Enem 2020. Porém, há algumas ferramentas que conseguem estimar o quanto o estudante pode tirar baseado nos resultados dos últimos anos, como é o caso do Gabarito do Proenem.

É mesmo importante conferir o Gabarito do Enem 2020?

A previsão para divulgação oficial das notas do Enem 2020 está para 29 de março de 2021.


Onde o estudante poderá acessar esse resultado? O boletim com as notas é exibido individualmente no site oficial do Inep, dentro da própria Página do Participante, sendo acessado com o CPF e senha criados pelo estudante ao se inscrever no Enem 2020. Por isso, muitos estudantes ficam se perguntando: “Se eu não vou conseguir saber exatamente qual é minha nota, por que conferir o gabarito do Enem?”. Mas, acredite: é super importante você corrigir o gabarito do Enem 2020.


Por quê?


✓ Primeiro: Porque você já fica com uma ideia global do seu resultado. Apesar de você não conseguir cravar sua nota, é possível já ter um panorama geral do seu desempenho.


✓ Segundo: Ao conferir o gabarito do Enem 2020 e acompanhar as explicações dos professores, isso acaba se tornando mais uma forma de estudo e de fortalecimento deste conhecimento. Ao entender o funcionamento das

questões (e onde você cometeu os erros), você se torna ainda mais qualificado para futuras avaliações, seja de vestibulares diretos das universidades, seja para o próximo ENEM ou, até mesmo, para concursos públicos. Você vai querer estar dentro desta super oportunidade, não vai?

Proenem 2021